REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO

 . Isso aqui é só um resumo !  No final da pagina irei postar o Download dos arquivos relacionado  .
#BomEstudo


ORGÃOS ADMINISTRATIVOS:
DAC - Departamento de Aviação Civil -O único relacionamento que o DAC tem com a
Aviação Civil é PERMITIR o Vôo em Formação.
SIPAER - Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes - * Órgão Central do SIPAER
Criado em 1971 - Esta situada em Brasília - DF
SRPV - Serviço Regional de Proteção ao Vôo
DEPV - Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo
OACI - Organização da Aviação Civil Internacional ( Montreal - Canadá )
DIPAA - Órgão do DAC - Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
SIPAA - Órgão pertencente as Bases Aéreas - Seção de Investigação e Prevenção
de Acidentes Aeronáuticos
CIAA - Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos
COMAR - Comando Aéreo Regional
RELIN - Relatório de Incidentes



UNIDADES DE MEDIDAS
Distancia __________________ km, Mn.
Altitudes, Alturas elevações ___ ft, m.
Velocidade Horizontal ________ kt, km/h.
Velocidade Vertical __________ ft/m
Velocidade de ventos ________ kt
Direção de Vento ___________ Graus magnéticos
Altitudes e altura de nuvens ___ ft, m.
Visibilidade ________________ m até 5000. Acima Km
Ajuste de Altímetro __________ hpa
Temperatura _______________ Graus Centígrados
Peso _________________ Kg
Tempo ___________________ UTC Tempo Coordenado Universal


REGRAS DO AR
APLICABILIDADE
TODAS AERONAVES QUE VOEM NO ESPAÇO BRASILEIRO
REGRAS DE VÔO VISUAL E INSTRUMENTOS (VFR / IFR )
RESPONSABILIDADE DO PILOTO EM COMANDO
PLANEJAMENTO DE VÔO
AUTORIDADE DO PILOTO
USO DE NARCÓTICOS, DROGAS, BEBIDAS E ETC...


A Aviação se divide em: Civil e Militar.
A Aviação Civil por sua vez se divide em 02 grupos: Públicas e Privadas.
As aeronaves Públicas são as do Governo (Municipal, Estadual ou Federal)
· Suas matriculas são iniciadas por PPAs
ACFT Privadas são: Particulares, Taxi-Aéreo, Empresas e etc.


O Espaço Aéreo é dividido em 02 partes: INFERIOR e SUPERIOR
CLASSIFICAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO
ESPAÇO AÉREO

CLASSIFICAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO
ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
ESPAÇO AÉREO NÃO CONTROLADO (FIR/ UIR)
ESPAÇO AÉREO CONDICIONADO
ESPAÇO AÉREO CONTROLADO COMPREENDE:
1- ZONA DE TRÁFEGO DE AERODROMO ATZ
2- ZONA DE CONTROLE CTR
3- AREA DE CONTROLE TERMINAL TMA
4- AREA DE CONTROLE CTA
5- CENTRO DE CONTROLE DE AREA SUPERIOR UTA
6- AEROVIAS INFERIOR E SUPERIOR AWY



Classificação do Espaço Aéreo:
Áreas Controladas;
Áreas NÃO controladas; (que são as Regiões de Informação de Vôo)
Espaço Aéreo Condicionado
Áreas Controladas:
Nas Áreas Controladas teremos CONTROLE, INFORMAÇAO E ALERTA;
Áreas NÃO controladas;
Em Áreas NÃO Controladas teremos apenas INFORMAÇAO E ALERTA.
A FIR é um Espaço aéreo NÃO CONTROLADO
Regiões de Informação de Vôo: FIR

ESPAÇO AEREO CONDICIONADO
AREA PROIBIDA (SBP) Espaço Aéreo de dimensões definidas dentro do qual é
PROIBIDO o Vôo.
AREA PERIGOSA (SBD) Espaço Aéreo de dimensões definidas dentro do qual existem
RISCOS potenciais ou atuais para a Navegação Aérea
AREA RESTRITA (SBR) Espaço Aéreo de dimensões definidas dentro do qual o vôo só
poderá ser realizado sob condições PRÉ ESTABELECIDAS
· O 1º numero após a sigla significa o nº do COMAR, os dois números seguintes
dizem respeito à área.
A ATZ vai do solo até 1500 ft, quem cuida é a TWR. Sendo acft hélices e turbo -hélices a 1000
ft e jatos a 1500 ft
INFERIOR: Do solo / água até o FL-245 INCLUSIVE SUPERIOR: Do FL-245
EXCLUSIVE até o infinito (UNL)
Os Serviços de Trafego Aéreo são:
· CONTROLE, INFORMAÇAO E ALERTA e ASSESSORAMENTO No BRASIL todos terão
INFORMACAO E ALERTA; CONTROLE apenas em certas regiões (AWY, por exemplo)
AEROVIAS:
São Áreas de Controle (Inferior ou Superior) ou parte delas, dispostas em forma de
corredores e providas de auxilios-rádio à navegação.

AEROVIAS INFERIORES:



AEROVIAS INFERIORES, ENTRE DOIS AUXILIOS-RÁDIO, DISTANTES ENTRE SI ATÉ
100KM / 54NM, TERÃO LARGURA DE 20KM / 11NM EM TODA EXTENSÃO.




AEROVIAS SUPERIORES, ENTRE DOIS AUXILIOS-RÁDIO, DISTANTES ENTRE
SI ATÉ 200KM / 108NM, TERÃO LARGURA DE 40KM / 21.5NM EM TODA EXTENSÃO.


· É OBRIGATÓRIO reportarmos ao cruzarmos uma Aerovia.
· Para se voar em aerovia, é obrigatório que a ACFT seja provida de rádio.


TRÁFEGO PADRÃO:
· Todas as curvas deverão ser feitas para a esquerda. O Tráfego Padrão deverá ser feito
entre 1000 e 1500 ft de altitude.
· Perna do vento: É aquela paralela a pista e no sentido do vento.
· Reta Final: É a reta no sentido da pista em uso, ou seja, CONTRA o vento.
· Perna Base: Esta localizada entre a Perna do Vento e a Reta Final
· Perna Contra o Vento: Paralela a pista e no sentido CONTRARIO ao vento



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